Review: O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, ARG, ESP, 2009)

Avaliação pessoal: 8,0

Muito me impressionou esse filme argentino ganhador do Oscar 2010 de melhor filme estrangeiro: “El Secreto de Sus Ojos”. Tudo bem que o Oscar não tem sido lá grande coisa quando se trata do mérito das premiações, tendo historicamente decepcionado muitas vezes, com premiações completamente políticas e em desacordo com o que seria realmente um filme merecedor de Oscar.

O que ultimamente tem se salvado dessa absurda faceta política da premiação em destaque é o cinema estrangeiro. Em verdade admito: a seleção de filmes estrangeiros que compõem a lista o Oscar é quase sempre muito bem feita, composta de filmes que valem mesmo a pena serem vistos.

Pois bem, “O Segredo de Seus Olhos” é, de fato, um destes. A excelente trama produzida pelo diretor argentino (sim, o cinema deles é muito bom!) Juan José Campanella é extasiante! O filme se passa em duas épocas distintas, década de 70 e, ao que parece ser, os dias atuais, em que um meio oficial de justiça, meio detetive policial (não consegui fazer relação com alguma profissão ligada ao judiciário existente no Brasil) decide escrever um romance sobre o caso de uma bela jovem vítima de um estupro seguido de homicídio, ocorrido há 30 anos, e em que sua mente ainda não havia se apagado, posto o seu inconformismo com o desfecho do caso.

O protagonista do filme, Benjamím Expósito (Ricardo Darín), o que é meio detetive – meio oficial de justiça, é um homem preso ao passado em todos os sentidos, seja pelo fato de nunca ter esquecido o crime brutal acontecido, seja por que não fora feliz em seu casamento, em razão de não conseguir esquecer a paixão por sua linda chefe, a promotora Irene Hastings, maravilhosamente interpretada por uma atriz até aqui por mim desconhecida chamada Soledad Villamil. Perfeita em seu papel, tanto interpreta bem a chefe impositiva, quanto demonstra claramente através de seus olhos (e o olhar de todos os personagens é intensamente explorado no filme, o que traz a origem do seu título), a sua também exasperada paixão por Expósito. O Casal é incrível!

Por outro lado, como se tentasse amenizar o clima tenso da trama, o diretor traz um dos mais cativantes e engraçados personagens que já vi: o desastrado Pablo Sandoval. Sandoval é o retrato do funcionalismo público de antigamente, não perdendo uma oportunidade sequer de se esgueirar do trabalho, até mesmo quando atende ao telefone da repartição, sempre anunciando uma localidade diferente. Porém, como todos, Pablo é repleto de problemas. Devido ao alcoolismo que lhe acomete, vive em pé de guerra constante com sua esposa, que o põe com freqüência para fora de casa.

Portanto é isto pessoal, um filme de qualidade indiscutível, uma história madura que nos ensina a não viver repisando o passado, e que traz um desfecho inesperado, praticamente impossível de não agradar a todos que esperam pelo final.

 

.Paulo Cleoblo

~ por paulocleoblo em julho 7, 2010.

Uma resposta to “Review: O Segredo de Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos, ARG, ESP, 2009)”

  1. Grande Paulinho.. =P
    “Quase um cinéfilo” será acompanhado implacavelmente por mim, pode ter certeza.. Não só por ser um apreciador da 7ª arte, mas por saber q esse tal de Paulo Cleoblo tem propriedade pra escrever sobre o assunto..
    =]

Deixe um comentário